terça-feira, 28 de maio de 2013

Religião e Espiritualidade - Ed Renê Kivitz


 

Pastor Ed Rene Kivitz fala sobre exploração pela fé e afirma: “Comercializar religião é melhor que vender droga”

 
Nos últimos dias um vídeo com um trecho de uma pregação do pastor Ed Rene Kivitz, da Igreja Batista de Água Branca, começou a circular por vários sites e tem chamado a atenção, principalmente, pelas afirmações do pastor de que “comercializar religião é melhor que vender droga”.
O vídeo faz parte de uma pregação intitulada “Religião e Espiritualidade”, feita há algum tempo pelo pastor, na qual ele afirma que muitos líderes religiosos têm usado a culpa, o medo e a ganância das pessoas como formas de manipulá-las e explorá-las.
De acordo com o pastor, com o uso de frases como “O Senhor tem propósito na sua vida”; “O Senhor vai te abençoar”; “Esse é o ano da virada em sua vida”; “Eu sei que tu tem semeado em oração”; “Deus vai te dar uma nova oportunidade lá no teu trabalho”; “O Senhor falou comigo a teu respeito” e “Ele vai duplicar a tua renda”, líderes religiosos manipulam os sentimentos dos fiéis.
 
- Não pegou na culpa, não pegou no medo. Pega na ganância. É infalível. – explica o pastor, que afirma categoricamente que “comercializar religião é melhor que vender droga”, como forma de explorar as pessoas financeiramente.
- Deu pra entender como é fácil explorar o mecanismo religioso? – ressalta.
Para ilustrar sua pregação, o pastor contou a história do pai de uma fiel de sua igreja que, em estado terminal devido a um câncer pediu para ser levado à Igreja Universal para receber a bênçãos dos pastores da igreja. Ele conta que após ela passar por três vezes em uma fila para receber uma suposta oração de cura, foi chamada a uma sala onde pastores disseram que eles precisavam dar uma “oferta de sacrifício” já que era a terceira vez que passavam pela fila o que, segundo eles, significava falta de fé para receber a suposta benção. Ele explica então que, diante de tal situação, a pessoa acaba por dar tudo que tem em nome do suposto sacrifício, quando a saúde de um ente querido é usada contra ela como argumento.
- Aí vamos supor que você não levou seu pai lá na igreja. Você disse: ‘pai, isso é enganação’. Dali a uma semana o papai morre. Aí lá no velório do papai, a mamãe diz assim pra você: ‘minha filha, e se a gente tivesse levado ele lá na igreja heim?’. Aí você não dorme nunca mais – completa o pastor, ilustrando seu ponto de vista de que “a religião tem um potencial diabólico, escravizador, e que é um campo para oportunista mau caráter”.
Ed Rene Kivitz afirma ainda que o mecanismo religioso é um instrumento de manipulação, especialmente das pessoas que sofrem ou que estão abatidas pelo peso de sua culpa. Ele afirma ainda que a religião é o único refúgio de um povo sofrido em um país como o Brasil, e que muitos usam disso para se aproveitar de tais pessoas e de sua fé.
Citando como exemplos a cidade de Aparecida do Norte, conhecido local de peregrinação católica, e diversas igrejas evangélicas, o pastor afirma que a experiência religiosa que tem sido vivida no país como cristianismo é na verdade nefasta e danosa, não tendo nada a ver com o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo ou com a espiritualidade cristã.
- Se você pegar a espiritualidade cristã você encontra Cruz do Calvário. (…) A Cruz do Calvário é a quebra radical desse mecanismo de ‘mérito de demérito, benção e maldição’ – completa.
Ed Rene prosseguiu a pregação falando sobre o uso de tais mecanismos como forma de manipular a fé, e a oposição existente entre esse tipo de espiritualidade e a espiritualidade que é apontada por ele como verdadeiramente cristã, onde a graça de Deus redime o homem de todo erro e toda culpa. O pastor completa ainda afirmando que Deus não se relaciona através de méritos e deméritos, mas sim do amor.
Assista o trecho da pregação em que Kivitz fala sobre a manipulação pela fé:
 

 

Assista a pregação completa:

Por Dan Martins, para o Gospel+

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Work project - Recipes (Receitas ) 3Power / 2013

Work project - Recipes (Receitas ) 3Power / 2013

Recipes (Receitas)  valor 8 pts  ( group of 3 members )
1. Purpose: to explain how to make something using a list of ingredients, quantities and a description of actions to be taken. (Proposito: explicar como fazer algo usando uma lista de ingredientes, quantidades e uma descrição das ações a serem feitas)
Task : (tarefa)
1.      Find a simple recipe that you can make and that your classmates would enjoy(Escolha uma receita simples que você possa fazer e que seus colegas possam provar).
2.       2. Rewrite in your own writing with: (Reescreva de próprio punho manuscrita com):
a) Title: Name of the recipe (every word begins with a capital letter) (título: nome da receita e cada palavra começa com letra maiúscula)
 b) Ingredients: list of ingredients with quantities. (ingredientes: lista de ingredientes e sua quantidade)
c) Method: preparation or how ingredients is to be prepared and sometimes utensils as well as a sequence of steps (often numbered) in logical order. ( modo de preparo: como os ingredientes devem ser usados e a sequencia de passos geralmente numerados numa ordem logica)
d) Visual: may include a (the) picture(s) to show steps or a completed recipe. (visual: deve incluir uma foto para mostrar o modo de servir)
e) Sample: you might like to bring a sample to share with the class. If you do, bring the sample so it is easy way to share. (Degustação: você deverá trazer uma porção suficiente e de uma forma fácil para compartilhar com seus colegas de classe)
3. . Presentation (Apresentação)
Introduction (introdução)
·         Include greetings such as: “good morning”, your group´s name. (inclusive saudações tal como “bom dia”, “boa tarde”, o nome do grupo)
·         Introduce the recipe and explain why you chose this recipe and where you found it (apresente sua receita e explique porque você escolheu esta receita e onde você a encontrou)
4. Read the Recipe (in the following order) (Leia a receita na seguinte ordem)
·         Title (título)
·         Ingredients (ingredientes)
·         Method (modo de preparo)
Sample (degustação)

Example:

Title: Tropical Fruit Salad
List of Ingredients:
·         Half of a pineapple
·         Two mangoes
·         Three or four bananas
·         One lemon
·         Two oranges
·         Fresh mint leaves
·         One tablespoon of sugar
·         Four tablespoon of  toasted coconut
Method 


1.      Cut the fruit into cubes and put them in a large bowl
2.      Then, squeeze one lemon and two oranges.
3.      Mix the lemon and the orange juice with one tablespoon of sugar.
4.      After that, gently combine the juice with the fruit.
5.      Next, cut some fresh mint leaves very finely. Combine the mint with the fruit salad
6.      Finally, distribute about four tablespoons of toasted coconut on top.
Serving size: this fruit salad is large enough for six people.
Hint: the lemon juice may discolor the mint, so add the mint just before serving.